Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

13 novembro, 2015

Pela qualidade de vida, pelo fim do tabu e pela saúde!

Hoje é sexta, hoje é azul.
Mais uma vez, destaco o porquê: as sextas azuis foram estabelecidas pela ONU dentro do movimento pelo dia mundial do diabetes.
A campanha segue a cor azul - que foi definida por eles também - e preza por todas as sextas usarmos qualquer peça de roupa ou acessório em azul e postar nas redes sociais. Isso é uma forma de chamar a atenção para o diabetes e tudo que vem junto: a prevenção, a importância de explicar sobre o que é esta doença que ainda assusta tanto, o alerta para os cuidados fundamentais no dia a dia de quem convive com esta condição e, claro, de mostrar que o diabetes não limita ninguém. Que podemos viver bem e feliz.

Amanhã é o grande dia: 14/11.
O Dia Mundial do Diabetes.
Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento de um cara chamado Frederic Banting, que foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina nos idos de 1921.

Mas por que um dia todinho pelo diabetes?
Por causa do grande aumento de casos de diabetes no mundo.
Assim, em 1991, o dia foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde.
Como já disse algumas vezes aqui no IP, o símbolo - o famoso círculo azul - representa a união dos povos pela causa.

24 anos depois, ainda não temos o alcance que precisamos...
O número de novos diagnósticos continua crescendo e a falta de entendimento sobre a condição segue como um empecilho para que as pessoas consigam se tratar.

Mas enquanto esperamos que seja dada a devida atenção à questão, podemos fazer a nossa parte!

O diabetes é uma doença crônica que, quando não cuidada, pode trazer sérias conseqüências.
Por isso a importância desse dia e de todo o mês de novembro: quanto mais falarmos sobre o assunto, quanto mais mostrarmos e explicarmos o que é o diabetes, maior será a possibilidade de levar à todas as pessoas a compreensão de que é possível manter uma vida normal convivendo com a doçura.

Existem muita ações planejadas em vários estados e cidades do país (na página oficial e na fanpage do Facebook do Dia Mundial do Diabetes tem toda a relação de tudo que vai acontecer por aí amanhã...), mas se na sua cidade ou no seu bairro não tiver nada programado ou se você não puder participar das atividades previstas, você pode fazer acontecer.

Vista azul e explique pro seu vizinho o por quê da cor nesta data.
Fale sobre o diabetes e assim instigue as pessoas à sua volta a pensar, entender e elas também poderão difundir a informação.

Tire uma foto com os amigos, com a família, e compartilhe. Da mesma forma, divulgue informando sobre o azul e o nosso dia.

Se vir alguém de azul na rua, pergunte se é pelo Dia Mundial e pelo diabetes. Se não for, aproveite a deixa e explique. Assim, mais uma pessoa vai estar envolvida e vai passar a informação para outra, que vai passar para outra e assim por diante.

A gente pode fazer a diferença com pequenos gestos, com pequenas ações.
Juntos somos mais fortes!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário