Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

15 julho, 2015

Pra encher o carrinho...





Hoje uma postagem do Diabetic Connect fazia referência às idas ao supermercados, perguntando quais eram as nossas dicas, sendo pessoas docinhas.

Eu adoro ir ao mercado, justamente para ver o que tem de novo.
Sempre fico de olho no que pode ter sido lançado, numa marca conhecida mas que só agora esteja investindo em produtos sem açúcar, em opções mais frescas e orgânicas.

Mas realmente um passeio entre prateleiras com tantos tipos e marcas diferentes de alimentos sendo oferecidos pode acabar gerando algumas dúvidas...




Hoje em dia quase todos os supermercados tem um corredor ou uma seção específica para produtos diet, light e zero.

Apesar disso, é preciso ficarmos bem atentos, porque nem sempre uma embalagem que contém a palavra ZERO escrita significa que aquele produto é sem açúcar.
Ele pode ser 'zero' de gordura, por exemplo.

E muito além do que a embalagem apresenta, é preciso sempre ler os rótulos! Ali estão as informações mais importantes sobre o que devemos levar em consideração na hora de fazer a escolha entre um ou outro produto: a quantidade de gorduras, de carboidratos, de fibras, de sódio.
Isso tudo é fundamental.

Minha sugestão é fazer uma lista antes de sair de casa. Para fazer essa lista de maneira mais eficaz, uma ideia é pensar num cardápio para a semana adequado à sua necessidade.

Se faz todas as refeições em casa, pensar em pratos com variedades de legumes, tipos diferentes de carboidratos - massa, arroz, cuscuz...
Lembrar que frutas podem ser ótimos lanches para a manhã e a tarde, um iogurte pode ser bacana na ceia.

Pode parecer bobagem ou até exagero, mas ajuda bastante na escolha do que comprar.

Um agradinho de vez em quando não faz mal: aquele chocolate ou o biscoito que você mais gosta podem entrar na lista eventualmente. Só não vale ir às compras com fome, senão o estômago vai ser o piloto e o carrinho vai voltar bem mais cheio do que o necessário!!


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