Promoção: vende-se a cura.

 
Esta semana apareceu na minha página do facebook um anúncio sobre um programa que trazia a cura para o diabetes.
Primeira reação: susto.
Segunda reação: assistir, totalmente atiçada pela curiosidade (e um pouco de medo, preciso dizer...).
 
Pois bem, era um vídeo de apresentação do 'Programa Reverter Diabetes', que traz promessas em curto tempo vindas de um cara chamado Matt Traverso.
 
De cara achei estranha a forma como o vídeo é apresentado: são slides que tem escrito exatamente o que é dito. As informações são repetidas seguidamente.
Depois de muito falar que o diabetes até hoje continua sendo tratado com medicamentos caros apenas para manter os lucros da indústria farmacêutica, que quer manter os pacientes "doentes e dependentes" e que por isso posterga a cura, ele afirma que o diabetes é reversível.
Que isso foi reconhecido após várias pesquisas clínicas realizadas por médicos ganhadores do Prêmio Nobel (em nenhum momento ele fala quais foram as pesquisas e nem cita os tais médicos).
Que "seu médico está - não intencionalmente - mentindo pra você".
 
Mas enfim, a promessa segue... cura do diabetes para quem tem o tipo 2 e redução de insulina em 80% - "ou mais" - para quem tem o tipo 1.
 
Por fim, quase no final do vídeo, ele apresenta o tão revolucionador método para reverter o DM: um caminho mais eficaz, sem remédios e 100% comprovado clinicamente. Tem uma "garantia incrível", segundo o autor.
E o mais importante: a revolução acontece em 3 semanas.
 
Para justificar, o problema apontado é que a medicina trata o sintoma, não a causa, e por isso o 'diabético' se torna dependente (!).
Em seguida ele destaca o 'x' da questão: a dieta alimentar que fazemos.
"Os alimentos que você ingere afetam o pâncreas. Sua dieta é a chave para o rejuvenescimento do pâncreas."

O que ele coloca é que com a base em carboidratos processados (que são de rápida absorção) e açúcar, o pâncreas precisa trabalhar mais para compensar a quantidade tóxica de ácido no estômago. O efeito disso é que a produção de insulina fica prejudicada pelo desgaste do órgão... Daí surgem o diabetes e a resistência à insulina.
 
Base feita, a mágica que ele propõe ele não conta!
Diz que ensina como dar o devido descanso ao pâncreas com mudanças simples e específicas na dieta e no estilo de vida, como limpar o corpo dos ácidos nocivos. Ensina a "curar de dentro para fora".

Depois de todo o alarde e propaganda, tudo isto está disponível no livro do Programa Reverter Diabetes ("um guia de saúde") que custa R$ 129,00.
Mais promessas: "seu pâncreas vai se curar"; "seus níveis de açúcar no sangue vão se autorregular".
 
A cartada final: "continuar fazendo o que está fazendo eu acredito ser a definição de insanidade".

E conclui: "eles farão o máximo para desacreditar a ciência, apesar dos autores serem ganhadores do Nobel"; "você esta ciente que tem uma opção - tornar-se um ex diabético, mas a escolha é sua".
 
Na página onde o vídeo está disponibilizado tem, em letras bem pequenas, uma observação (que mais parece uma defesa antecipada), que eu faço questão de reproduzir integralmente (fiz questão de grifar alguns trechos que, na minha avaliação, vão exatamente contra tudo que ele coloca abertamente no vídeo):
 
"As informações contidas neste vídeo são de cunho exclusivamente informativo e educacional. Essas afirmações não foram avaliadas por orgãos de saúde. O presente material foi escrito com a única finalidade de compartilhar informações educativas e pesquisas científicas reunidas a partir de estudos e experiências do autor (Matt Traverso), profissionais de saúde, cientistas e nutricionistas. Nenhuma das informações contidas neste vídeo tem como propósito diagnosticar, prevenir, tratar, ou curar qualquer doença, tampouco tem a intenção de prescrever quaisquer técnicas, materiais ou conceitos apresentados como uma forma de tratamento para qualquer doença ou condição médica. Antes de iniciar qualquer prática relacionada à saúde, dieta ou exercício, é altamente recomendável que você obtenha o consentimento e recomendação de um profissional de saúde licenciado. O autor não assume qualquer responsabilidade pelas informações e dados acessados e contidos no vídeo. As informações podem não ser apoiadas pela medicina convencional ou por diversos médicos. Elas são, entretanto, bem documentadas e apoiadas por cientistas e profissionais da saúde."
 
Para bom entendedor... significa que o livro e a apologia para a cura são unicamente uma ferramenta desse cara para ganhar dinheiro!
Tudo que ele vende cai por terra com este 'disclaimer'.
 
Buscando informações na internet, vi vários depoimentos de pessoas que compraram o livro mas que ainda havia pouco tempo, por isso não podiam atestar o método.
 
Entre outros tantos, um blog que diz que o autor responde a dois processos na Inglaterra por levar a falsas crenças sobre cura para o diabetes e para o Alzheimer.
 
É deprimente saber que tem alguém por aí vendendo mágica e brincando com a saúde das pessoas.
É claro que uma dieta regular e equilibrada junto com a prática rotineira de exercícios vão melhorar a qualidade da saúde de qualquer pessoa, esteja ela convivendo com o DM ou não.
 
Torço para que ele seja logo desmascarado e para que os docinhos não se encantem com promessas vazias.
O Diabetes Mellitus é uma condição muito séria de saúde e que requer um cuidado diário.
Consultem seus médicos em qualquer caso de dúvida.
Jamais deixem de seguir com o tratamento em troca de uma promessa vazia.
Sou a favor de práticas alternativas, mas até estas devem ser informadas ao médico que acompanha o tratamento.
 
Com a saúde não dá, não pode brincar.
As consequências podem ser bem graves.
 
 

Comentários

  1. Gstei dessas colocações. Sem dúvida alguma, não se pode abandonar o tratament prescrito por mádicos para cais na lábia desses picaretas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que todo mundo é livre para tentar a solução que quiser e/ou acreditar, mas desde que não comprometa sua saúde deixando os tratamentos de lado.

      Excluir
    2. Muito bom Juliana. E o que você acha do Programa Emagreça com o Dr. Rocha? Seguem a mesma linha?

      Excluir
  2. Só li bosta nesse artigo, acusa o cara sem provas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Robson. Opiniões diferentes, certo. Mas respeito é inegociável. Reveja a sua postura e maneira grosseira de falar / comentar. De qualquer forma, nenhuma argumentação é válida quando se trata de combater a venda de uma falsa proposta de cura para uma condição de saúde que ainda é irreversível.

      Excluir
  3. Tudo o que ele diz no livro é verdade e condiz com a boa ciência, já estudei bastante isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li o livro. Mas se você estiver se referindo à informações sobre alimentação baixa em carboidratos para controle glicêmico, não temos aí qualquer novidade. Também não considero adequado o 'mistério' que ele coloca, a ser revelado somente após pagamento pelo material. Portanto, sigo questionando esse marketing, que é feito quase como uma chantagem, lidando com a vulnerabilidade de quem convive com uma doença séria.
      Estudar eu também estudo. Muito! Para aprender a lidar com o diabetes e ajudar a esclarecer o que é verdade, o que traz resultados positivos no controle da condição e o que é somente mito.

      Excluir
  4. Eu tenho esse livro, eu paguei, estudei tudo sobre o autor, ele é realmente um bom médico pra mim e ajudou meu amigo contra a diabetes

    ResponderExcluir
  5. Já é mais que comprovado que a diabetes pode ser curada por meio da alimentação, se você não sabe tá precisando estudar mais

    ResponderExcluir
  6. Espero que exclua esse artigo falando mal de uma ajuda e tanto que lhe estão oferecendo para todos os diabéticos, sendo que você mal leu o livro pra estar criticando

    ResponderExcluir
  7. Pelo amor de Deus excluir sua pafina ou essa publicação, por que você mesma tá matando os diabéticos, invés de estimula-los que há uma fim do túnel para todas as doenças, Deus criou os remesios naturais, ser humano imbecil criou artificialmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes