Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

16 maio, 2014

Diabetes Blog Week - Dia 5: Para (sonhar) esperar!!

O tema do post de hoje pedia que a gente falasse sobre os truques que podem deixar mais fácil o controle e o dia a dia.

Para que fique claro: nada que seja recomendação médica!
 São dicas, jeitinhos que tornam as coisas mais práticas.
Um exemplo que eles deram na página da DBlogWeek foi o de quem coloca o monitor do medidor contínuo de glicemia (farei um post específico sobre isso logo, logo) dentro de um copo durante a noite, porque assim, se o alarme que indica hipo ou hiperglicemia soar, o som fica potencializado e o paciente não corre o risco de não acordar.
Simples e funcional!
Como não tenho e não faço nada neste sentido, corri lá e peguei um dos temas surpresa: Diabetes Dream Device, que nos propõe a sugerir o sistema, o aparelho, o aplicativo - qualquer coisa neste sentido - dos nossos sonhos...
Primeira coisa que me veio à cabeça: chega de furinhos!
Para começar, um glicosímetro que medisse a taxa de açúcar de qualquer outra maneira que não o furinho no dedo (já temos algumas boas alternativas em estudo pelo mundo: saliva, infravermelho, lente, lágrima...).
Para ficar melhor, este 'aparelhinho' teria uma câmera integrada.
Com a foto do prato da próxima refeição, seria capaz de identificar os alimentos e calcular a quantidade de carboidratos.
Mais: como no sistema tem os dados sobre os tipos de insulina que usamos, já indicaria a dose adequada para correção (bolus), quando fosse o caso.

E, claro, neste caso a insulina também deixaria de depender de seringas, canetas e agulhas... em gotas funcionaria bem!
Como não sonhar com isso?? 
Alguém aí disposto a investir?
(Precisando de cobaia, contem comigo!)

Um comentário:

  1. Count me in too - I'd love to try out this dream device!!

    ResponderExcluir