Ordem do dia: AÇÃO!!

AdaptAÇÃO
ImaginAÇÃO
SuperAÇÃO

Vale muito a pena assistir a entrevista do Alexei Caio (por aqui)! 
Tem isso tudo que está destacado aí em cima...

Ele realizou uma mega empreitada: escalou o Kilimanjaro com mais 13 pessoas (entre eles, mais um brasileiro, de Curitiba); só para constar: são 6.000 metros de altitude!!

Uma característica peculiar: além dos desafios já conhecidos desta aventura (risco de congelamento dos membros, ar rarefeito e dificuldade para respirar, desgaste físico...) tinham um em particular: eles tem DM1.

O que ele coloca, além da experiência prévia em escaladas (que não é pré-requisito), é que o fato de ter o diabetes absolutamente sob controle foi fundamental para que tudo corresse bem.

Outra consideração importante foi sobre o cuidado com a insulina, visto que a temperatura é abaixo de zero: manter sempre próximo ao corpo - entre as camadas de roupa - ajudou a aumentar a temperatura a que o medicamento estava submetido.

Com o glicosímetro também foi preciso um cuidado especial, já que em altas temperaturas a leitura da glicemia pode variar em relação ao real (fora o fato de que não era possível fazer uma prévia higiene das mãos).
Para esta questões, a solução foi adequar a dose ao que havia sido ingerido nas refeições e a quantidade de exercício realizada no dia, e não levar em conta somente o resultado indicado.

Estou impressionada com a força e a determinação desses meninos. 
Palmas para eles!

Cada vez mais acredito que diabetes tipo 1 não é obstáculo. 

É uma condição que requer atenção e que - por enquanto - não pode ser mudada.

O que fazer então?
Adapte-se.
Tudo começa com a maneira de lidar com ela...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniMed 640G: Cena 7 - A decisão de parar...

Febre amarela: a gente - doce - pode se vacinar?

MiniMed 640G: Cena 1 - Bombando!