Pra dar 'reset'...

Não sei se está certo ou se está errado, mas na Inglaterra foi relatado há um mês mais ou menos um caso de reversão de DM 2 em 11 dias. E apenas com dieta...

O 'tratamento' feito pelo jornalista Robert Doughty, de 59 anos consistiu numa dieta restritiva de somente 800 calorias por dia durante este período.

Segundo ele, não foi fácil: "Frequentemente me sentia muito cansado... Uma noite, depois de ir ao teatro, quase não consegui subir as escadas da minha estação local de trem, e caminhar para casa parecia praticamente impossível. Também sentia muito frio, chegando a colocar quatro camadas de roupa no meio do verão, quando sentia meus dedos ficarem dormentes".

Pudera... no cardápio diário, 3 doses de shakes de reposição alimentícia e uma porção de legumes e verduras, complementados por 3 litros de água. Só!

A decisão foi tomada depois de buscas na internet sobre estudos relacionados ao diabetes tipo 2 e de procurar o pesquisador Roy Taylor, autor da 'teoria da dieta de 800 calorias' e professor da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra. 

A base do estudo veio ao observar que pacientes submetidos à cirurgia de redução de estômago e que consequentemente passavam por uma grande restrição calórica e de gorduras, perdiam muito peso e acabavam revertendo também o diabetes.
Daí direto para a conclusão final: "Descobrimos que a gordura na região abdominal provoca uma reação metabólica que dificulta a digestão da glicose pelo pâncreas. A simples presença da gordura nessa região causa uma mudança no metabolismo, que dificulta a produção de insulina".  

Um detalhe bem importante é que o paciente fez a dieta com o aval e, principalmente, o acompanhamento do seu médico.

No resultado geral, a pesquisa mostrou que o tratamento pode ser mais eficaz para quem tem a condição por menos de 4 anos.

Não sou especialista, mas no caso de DM tipo 1, seria mais complicada uma reversível desta maneira, já que o pâncreas não produz mais insulina... mas que sigam os estudos.

Por enquanto, sigo a minha própria teoria de 'nem tanto e nem tão pouco'.
Um dia de cada vez!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Febre amarela: a gente - doce - pode se vacinar?

Do tipo que se importa...

Pesquisa e Educação em Diabetes...