Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

14 agosto, 2013

"Saúde é o que interessa!!"


Na segunda-feira passada, dia 12/08, foi iniciada uma coleta de dados em todo o país para avaliar como está a saúde da população. 

Esse trabalho faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, que é um convênio entre o IBGE e o Ministério da Saúde, com coordenação da Fiocruz, e que será realizada em duas etapas: a primeira é uma visita domiciliar para coleta de informações. Na segunda etapa, um morador de cada domicílio visitado (escolhido por sorteio na hora) será submetido a exames laboratoriais de sangue e urina.
O objetivo com os exames é identificar e encaminhar para tratamento qualquer caso de doença e/ou condição crônica que requerem cuidados mais específicos, como pressão alta, anemia, colesterol alto e diabetes.

De maneira geral, é importante porque acaba sendo também um trabalho informativo e de conscientização. 

Especificamente sobre o DM, acredito que será possível identificar - para depois resolver - os problemas que rondam a realidade: falta de medicamentos, falta de aparelhos e respectivos insumos para monitorização da glicemia, desconhecimento sobre os sintomas ou mesmo dos riscos envolvidos quando não há o devido cuidado e, em casos mais sérios, desconhecimento até mesmo de ter diabetes, o que pode agravar a situação.

A pesquisa vai avaliar também a realidade sobre o uso dos serviços médicos no Brasil (postos de saúde, hospitais, disponibilidade para consultas e exames, etc).

O resultado da PNS irá subsidiar as novas Políticas de Saúde nacionais.

Achei excelente a proposta!
Torcendo para que funcione como planejado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário