"Saúde é o que interessa!!"


Na segunda-feira passada, dia 12/08, foi iniciada uma coleta de dados em todo o país para avaliar como está a saúde da população. 

Esse trabalho faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, que é um convênio entre o IBGE e o Ministério da Saúde, com coordenação da Fiocruz, e que será realizada em duas etapas: a primeira é uma visita domiciliar para coleta de informações. Na segunda etapa, um morador de cada domicílio visitado (escolhido por sorteio na hora) será submetido a exames laboratoriais de sangue e urina.
O objetivo com os exames é identificar e encaminhar para tratamento qualquer caso de doença e/ou condição crônica que requerem cuidados mais específicos, como pressão alta, anemia, colesterol alto e diabetes.

De maneira geral, é importante porque acaba sendo também um trabalho informativo e de conscientização. 

Especificamente sobre o DM, acredito que será possível identificar - para depois resolver - os problemas que rondam a realidade: falta de medicamentos, falta de aparelhos e respectivos insumos para monitorização da glicemia, desconhecimento sobre os sintomas ou mesmo dos riscos envolvidos quando não há o devido cuidado e, em casos mais sérios, desconhecimento até mesmo de ter diabetes, o que pode agravar a situação.

A pesquisa vai avaliar também a realidade sobre o uso dos serviços médicos no Brasil (postos de saúde, hospitais, disponibilidade para consultas e exames, etc).

O resultado da PNS irá subsidiar as novas Políticas de Saúde nacionais.

Achei excelente a proposta!
Torcendo para que funcione como planejado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes