Pra ficar no piloto automático!!


A rotina de quem tem DM e precisa tomar injeções de insulina é praticamente padrão: medir a glicemia em jejum, antes das principais refeições, tomar as devidas doses de insulina e por aí vai.

Isto significa algumas espetadinhas por dia... todo dia!

"Já pensou receber a dose correta de insulina automaticamente, sem injeções e de acordo com as variações de glicemia, através de uma 'esponja' dentro do corpo?"

Embora soe como uma coisa um tanto quanto de ficção científica, esta é a solução que vem sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos E.U.A..



Este material da foto é a "esponja inteligente" - é chamado assim por ser similar a uma esponja. Ele é microscópico mas carrega núcleos de insulina. Seria inserido no organismo através de uma única injeção: "a composição especial dos materiais permite que a esponja se expanda quando a glicemia estiver alta. liberando estes núcleos de insulina e, assim, diminuindo a glicemia de maneira automática.




Os testes iniciais (feitos em camundongos) mostraram uma capacidade de controle da taxa de açúcar no sangue por 48h. Os planos para o futuro (próximo, quem sabe!) envolvem um aprimoramento da tecnologia e testes em humanos... 

Pois se for para facilitar e trazer mais qualidade de vida, que seja breve!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes