Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

17 agosto, 2013

Pra ficar no piloto automático!!


A rotina de quem tem DM e precisa tomar injeções de insulina é praticamente padrão: medir a glicemia em jejum, antes das principais refeições, tomar as devidas doses de insulina e por aí vai.

Isto significa algumas espetadinhas por dia... todo dia!

"Já pensou receber a dose correta de insulina automaticamente, sem injeções e de acordo com as variações de glicemia, através de uma 'esponja' dentro do corpo?"

Embora soe como uma coisa um tanto quanto de ficção científica, esta é a solução que vem sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos E.U.A..



Este material da foto é a "esponja inteligente" - é chamado assim por ser similar a uma esponja. Ele é microscópico mas carrega núcleos de insulina. Seria inserido no organismo através de uma única injeção: "a composição especial dos materiais permite que a esponja se expanda quando a glicemia estiver alta. liberando estes núcleos de insulina e, assim, diminuindo a glicemia de maneira automática.




Os testes iniciais (feitos em camundongos) mostraram uma capacidade de controle da taxa de açúcar no sangue por 48h. Os planos para o futuro (próximo, quem sabe!) envolvem um aprimoramento da tecnologia e testes em humanos... 

Pois se for para facilitar e trazer mais qualidade de vida, que seja breve!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário