Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

20 fevereiro, 2013

"... te pega daqui te pega de lá ..."

Adoro um buxixo, mas estou curtindo a calmaria depois de alguns meses de 'tudo ao mesmo tempo agora'.

Apesar de estar numa fase de mais demandas no trabalho, só o fato de estar focada em uma coisa de cada vez ajuda bastante.

Mas, no meio do sossego, ela vem chegando... a tal da TPM. 
Tensão pré-menstrual.
Monstro!

Tudo bem, nem tanto... 
Não tenho picos de ansiedade, nem irritação extrema... nada disso. Mas o que me consome nesses dias é a vontade de comer qualquer coisa a qualquer hora. De ter alguma coisinha na mão para "roer".

E isso pode se tornar um grande complicador...

A minha rotina alimentar, seguida à risca em 99% do tempo (deixo o outro 1% justamente para este período) tende a ficar tumultuada. 

O fato é que no dia a dia funciono assim: 
- Insulina
- Café da manhã
- Lanche da manhã (colação)
- Almoço
- Lanche da tarde
- Jantar
- Insulina
- Ceia

Neste período, meço a glicemia 3 vezes: em jejum, antes do almoço e antes do jantar. De tempos em tempos, meço também a glicemia pós-prandial, só para verificar se está tudo como deve ser (2h após as refeições a glicemia deve ser no máximo 140 mg/dl).

Nessa fase 'gulosa' da TPM, se eu chutar o balde (e isso não significa comer doces ou qualquer coisa com açúcar) e comer alguma coisa fora de hora - uma fruta a mais, um biscoito, seja ele salgado, diet, integral..., um picolé zero - vai alterar a glicemia certamente. 

Aí é que o problema está: se for registrada uma glicemia mais alta, preciso corrigir com a insulina de ação rápida, corro o risco de hipoglicemias... enfim, uma chatice!

Ainda bem que são poucos dias no mês! 
Quando é que vão inventar um botão de liga/desliga para 'domar' esse descontrole?


Mantra da semana: 
Chega de gulodices! Chega de gulodices!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário