Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

20 novembro, 2012

Diabetes às avessas??


Quase: Glicogênese; falta de glicogênio.

O que é isso? 
Em linhas gerais, o glicogênio armazena glicose. 
De acordo com o Portal Educação, "o fígado é uma peça chave no metabolismo do glicogênio. Ele contém enzimas que sintetizam glicogênio para armazenamento e que finalmente o quebram em glicose livre, que é em seguida liberada no sangue."

Assim, garantimos a energia necessária para as atividades rotineiras de um dia normal.

Pois essa deficiência rara faz com que uma menininha de 9 anos precise tomar diariamente antes de dormir 3 litros de leite misturados com uma sopa de farinha de milho, para que durante a noite a energia seja aos poucos liberada no organismo dela.

Isso tudo por causa da deficiência em armazenamento do glicogênio...

E mais, durante o dia, nos lanches entre as principais refeições, ela come doces e chocolates!

De acordo com a matéria publicada na página da Revista Crescer, apenas 1 pessoa em três milhões é afetada por esta doença...

Poxa... que loteria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário