Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

18 outubro, 2012

Eu me rendo!!


Logo que fui diagnosticada com DM1, fui a consulta com uma nutricionista e, confesso, não assimilei muito do que foi falado na porque ainda estava sob efeito do susto.

Mas uma única coisa me incomodou e eu não consegui esquecer: a sugestão para substituir o leite integral pelo desnatado! 

Eu gosto de leite. Fato. Bebo puro. Sem adoçar nem nada... acho o desnatado ralo... Foi um choque!

Sempre comi bem. Já usava os integrais (arroz, massas) em substituição ao brancos, sempre comi bastante salada, legumes. 
E meu leite integral. 
Daí o motivo de ter ficado tão chateada.

E segui em frente com as alterações na alimentação, deixando mais equilibrada, prestando atenção desde então na quantidade de fibras, carboidratos, gordura... mas o leite eu não consegui. 

O tempo passou, fiz 'n' exames cujo resultados estavam bons (triglicerídios e colesterol lindos!), fui a uma nova nutricionista e o conselho pela alteração do tipo de leite "esquecido".

Eis que, como mágica, de um dia para o outro me rendi e resolvi adotar o leite desnatado.

Há uma justificativa (na verdade, duas): minhas glicemias andavam esquisitas (repetidas vezes) e isso vinha me deixando incomodada... Em paralelo, a última lata que eu tinha em casa do integral (usava o Ninho instantâneo) acabou! Optei pelo desnatado em pó nas compras da vez (Elegê)...  

(Só para registro: bebo leite no café da manhã diariamente e praticamente toda noite na ceia)

Resultado: em somente 2 dias foi incrível a diferença na glicemia medida.
Cerca de 25mg/dl menor em jejum!!

Eles tem praticamente a mesma quantidade de carboidratos, mas como o integral tem muito mais gordura que o desnatado e nessa conta gordura = açúcar, acaba influenciando diretamente na glicose.

Ufa!


Equilíbrio de volta, vida que segue!






Nenhum comentário:

Postar um comentário