Uma nova categoria...


Me surpreendi quando li, há algum tempo no site da Sociedade Brasileira de Diabetes que além do diabetes melitus tipo 1 e tipo 2, hoje existe uma nova categoria: o LADA (Latent Autoimune Diabetes in Adults, ou Diabetes Autoimune do Adulto).

De acordo com a SBD, o LADA "caracteriza-se pelo surgimento tardio do Diabetes Melitus do Tipo 1" e "também é conhecido como diabetes tipo 1,5".

O diagnóstico para este tipo de DM é feito por um exame específico.

Numa entrevista para o site Diabetes nós Cuidamos, a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva explica com mais detalhes o que caracteriza este tipo de diabetes e quais os cuidados:

"O diabetes do tipo LADA é autoimune, como acontece com o diabetes do tipo 1. 

Ao contrário do diabetes tipo 1, porém, que na maioria das vezes atinge crianças e adolescentes, o diabetes LADA costuma aparecer após os 35 anos de idade."

A grande diferença está no tipo de tratamento, já que é possível iniciar com o uso de medicamentos via oral:

"O processo de destruição das células é mais lento do que no diabetes tipo 1 e por isso muitas vezes o paciente é tratado com medicamentos orais e a necessidade de insulina só acontece entre cinco e dez anos após o diagnóstico."

De um jeito ou de outro, as demais orientações são iguaizinhas: fazer exercícios, ter uma alimentação saudável e regular e consultas periódicas com os médicos especialistas.

Confesso que da mesma forma como vejo de maneira super positiva os avanços da tecnologia e as descobertas dos pesquisadores para tratamentos mais eficazes ou até um caminho mais próximo da cura, fico um pouco assustada com a descoberta dessa nova variação do diabetes...

Pensando de maneira bem racional, a sensação é que se trata de um pré-diabetes que não foi possível controlar. Não por falta de cuidado do paciente, mas ineficácia do tratamento, uma influência da loucura desse dia-a-dia de correria de todo mundo atualmente... sei lá... pode ser viagem da minha cabeça, mas não caiu bem isso não!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes