Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

22 maio, 2012

Parasita para virar vacina...

"Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, descobriram que o parasita causador da doença de Chagas pode ser usado na prevenção de um tipo de diabetes que atinge cerca de um milhão de brasileiros."

Essa é a notícia da vez, que foi divulgada no Jornal O Globo semana passada.
Trata-se de uma nova alternativa contra o Diabetes Tipo 1.

A descoberta foi por acaso e aconteceu enquanto a Fundação e a Faculdade de Medicina de Petropolis estavam pesquisando a doença de Chagas.

Os testes foram feitos em ratos, que quando infectados com o protozoário da doença de Chagas não desenvolveram o diabetes, apesar de serem geneticamente suscetíveis a ele.

Ainda não foram feitos os testes em humanos. Agora, os cientistas estão buscando identificar a enzima produzida pelo parasita. Isso permitirá, num futuro próximo (tomara!), criar uma vacina capaz de prevenir contra o DM1!


Dedos cruzados!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário