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Mostrando postagens de Junho, 2011

Waffle - sem açúcar - da Mamy!!

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Domingo tranquilo, à tarde toca o celular. Era a mamy:
- Mamy: Tá aonde? - Saindo. - Mamy: passa aqui antes que eu tô fazendo waffle!
Obaa!!
Receitinha super fácil:
Ingredientes para a Massa: 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo uma pitada de sal 2 colheres (chá) de fermento em pó 2 ovos separados 1 xícara (chá) de leite 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida.
(É isso mesmo, a receita não tem adição nenhuma de açúcar ou adoçante!)
Modo de fazer: Peneire a farinha, o sal e o fermento. Bata as gemas, adicione o leite e a manteiga. Acrescente a farinha e bata na batedeira até a mistura ficar lisa. Bata as claras em neve e acrescente à mistura anterior, mexendo delicadamente.
Aí é só colocar para assar...

Fique de olho e quando tiver douradinho embaixo, vire pra terminar de dourar o outro lado.
Pra acompanhar, uma manteiguinha e geléia - diet - de pêssego!




Atchim!

Semaninha devagar, gripada e com uma variação chatinha na glicemia. Ai ai... As vezes evito ligar ou mandar e-mail pra minha médica, com receio de estar perturbando com coisas não tão importantes.
Estive bem gripada essa semana e comecei, por minha conta, a tomar Naldecon. Consequência: a glicose subiu! Tanto em jejum, como antes das refeições, estava variando entre 140 e 155 mg/dl.
Acabei mandando um e-mail pra endócrino com as glicemias e a medicação que estava tomando. Ela suspendeu o Naldecon e prescreveu apenas Cewin (que não contém açúcar), fez um ajuste na dosagem diária de insulina e solicitou que eu medisse as glicemias também 2h após as refeições.
Estou bem melhor da gripe. E a glicemia, embora ainda não esteja totalmente controlada, já está baixando e voltando aos níveis adequados.
Pois então, o médico deve ser sempre consultado, mesmo. Por mais desnecessário que pareça, mal não vai fazer!

Identificação

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Logo que descobri que estava com diabetes, minha super endócrino me deu várias apostilas esclarecedoras. Em uma delas, estava a sugestão ao paciente diabético de fazer um cartãozinho de identificação. O modelo é bem simples e além do texto informativo sobre a condição de diabético, deve constar um contato (nome e telefone) e o nome e telefone do seu médico:

O meu está sempre comigo! Na carteira, na bolsa, no bolso... fácil assim. É só deixar junto com seu documento e levar sempre que sair de casa.

Reclamando de barriga cheia...

Pois é... achei que fosse tirar de letra essa coisa de ter que comer mais... mas não é bem assim. A glicose está ótima, super controlada mesmo com uma ingestão maior de carboidratos, por conta do ajuste feito na dosagem da insulina.
A questão é que eu já como bem.  Tomo um bom café da manhã com pães, queijo, peito de peru, geléia, as vezes bolo... Meu almoço é bem equilibrado e como entre 350 e 400 g todo dia. E a noite nunca fui de lanchar, sempre preferi jantar.
Outro ponto é que não posso ficar comendo aleatoriamente durante o dia, preciso respeitar os meus horários e as 6 refeições, senão vai descompensar a glicemia.
Inseri na minha dieta sobremesa após o almoço e o jantar, mas ontem já tive um probleminha com isso... tomei a insulina normal da ceia e não conesgui comer nada de tão satisfeita que ainda estava do jantar! Tomei só meio copo de mate e a consequencia é que hoje em jejum eu estava com hipoglicemia (pequenininha, mas estava...).
A verdade é que comer mais já sendo "boa…

Boas novas!

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Dia da verdade: consulta com a minha super endócrino hoje!
Resultado? Só ótimas notícias, graças a Deus!!
Como eu já tinha passado meus exames para ela por email, hoje ela só deu uma passada nos resultados de novo e pediu mais um exame - ultra-sonografia de tireóide - pra garantir que tudo foi avaliado e está em ordem.
A grande alegria foi que eu consegui manter o tratamento com a Levemir, sem precisar voltar usar a Novolin, que me causava hipoglicemias frequentes.
Isso foi possível por conta do ganho de peso (que não foi de 1,7kg, como eu havia dito, mas de 0,7kg).
Por fim, a recomendação é que eu devo comer mais!! =) (claro que respeitando a dieta sem açúcar)


E para não ter problema com a glicemia, minha dose diária de insulina foi aumentada em uma unidade em jejum e mais uma antes da ceia.
Próximo passo: Nutricionista. Mas só em Agosto... infelizmente a que me foi recomendada não tem data disponível antes disso. 

Bolo Verde

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Outro bolo de limão. E melhor que o primeiro!
Dessa vez descobri a receita no pacotinho de uma gelatina de limão da Doce Menor. Já tinha me interessado pelo bolo e hoje resolvi fazer.
A receita é super simples:
Bolo Verde Diet

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão  - 1 caixinha de gelatina Doce Menor sabor Limão - 1 copo de iogurte natural desnatado - 1/2 copo de óleo - 4 ovos inteiros - 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura :
- 1 lata de leite condensado diet  - suco de 1 limão
Modo de preparo:  Bater todos os ingredientes (na receita original, diz pra bater no liquidifcador, mas fiz na batedeira). Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno médio por 35 minutos.
Para a cobertura, é só misturar o suco de limão no leite condensado.
Após desenformar, jogar a cobertura, raspas de limão pra dar um charme e pronto!


Delicie-se!
No site tem várias outras receitas legais, todas diet e com as informações calóricas de cada uma delas!

Na balança

Já consegui engordar mais 1,7 kg!!
Apesar de ainda não ter voltado na endócrino após os meus exames, mudei um pouco minha alimentação pra tentar ganhar peso e funcionou.
Poucas alterações, mas que fizeram a diferença.
A primeira foi ajustar a ceia. Eu estava tomando apenas meio copo de iogurte pra não correr o risco de ter hipoglicemia durante a noite, já que tomo uma dose de insulina antes de dormir. Mas percebi que isso estava errado. Agora, o que faço é tomar uma vitamina de iogurte. Comecei a variar os sabores e fica bem gostoso.
A receita é super simples:
- Meio copo de iogurte natural (tenho variado entre o desnatado e o integral) - Fruta: já provei com mamão (1/2 papaya), pêra (1/2), morango (uns 5 ou 6) e abacate (1/4) - Uma colher de sopa de aveia - Adoçante a gosto
A segunda mudança foi no meu café da manhã. Não costumo sentir fome cedinho, então comia uma torrada de pão integral sem açucar com requeijão light, tomava um copo de mate zero e pronto! Agora, além disso, costumo comer …