Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

31 maio, 2011

ANAD

O Governo, através do Sistema Único de Saúde (SUS) deveria fornecer medicamentos e atendimento médico especializado para pacientes com diabetes. Mas infelizmente não é fácil.  Há casos de falta de insulinas, medidores glicêmicos, sem contar a dificuldade em marcar consultas para acompanhamento periódico.
Por outro lado, existem instituições que tentam suprir essa deficiência. Uma delas é a ANAD - Associação Nacionalde Assistência ao Diabético.
A ANAD é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, dedicada a atender, orientar, acompanhar, tratar e educar pessoas com diabetes.
É oferecido acompanhamento com endocrinologistas, cardiologistas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, instrução e acompanhamento de atividades físicas, cursos de culinária, dança de salão, promovem jogos, passeios e palestras. 
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, de 08h às 12h.
Mandei um email pra eles solicitando informações sobre atendimento para pacientes de outros estados que não SP, mas ainda não tive um retorno. Atualizo sobre isso assim que receber a resposta!
No site são encontradas informações básicas sobre o que é a doença, os cuidados e tratamentos, as possíveis complicações, receitas, noticias...
A ANAD tem também um programa na TV, com duração de uma hora, veiculado no estado de São Paulo e em Nova Friburgo (RJ - TV Focus, canal 20), e um programa de rádio (este só em SãoPaulo, frequência AM 740).
Outra coisa bem bacana da ANAD é o selo de Qualidade e Confiança. Todos os produtos que recebem o selo da ANAD passam por um processo de avaliação que junto às resoluções da ANVISA verificam se o produto possui regularidade e se a matéria prima de que é feito não é contra indicada para diabetes.
No caso dos alimentos, há aqueles em que o fabricante não adicionou açúcar, mas que em sua composição há o açúcar que é natural da matéria prima.

O objetivo do selo não é fazer propaganda de qualquer produto, mas sim oeferecer segurança aos pacientes. Vale dar uma olhadinha na lista de marcas e produtos que já estão certificados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário